Nos últimos tempos, temos feito vídeos com a Avó a enviar mensagens a amigos e familiares e, também, algumas videochamadas.
Hoje, o Neto Mais Velho telefonou para, juntamente com o Bisneto Mais Novo, darem um beijinho de "Dia dos Avós".
A Avó começa a falar, a olhar para o telemóvel e diz:
- Mas eu não os estou a ver!
Só depois nos lembrámos de fazer uma videochamada! :)
quinta-feira, 27 de julho de 2017
terça-feira, 25 de julho de 2017
25 de julho
25 de Julho é sempre dia de festa na Casa Azul, e este ano não será diferente...
a Neta Mais Nova faz anos!
a Neta Mais Nova faz anos!
terça-feira, 27 de junho de 2017
Produtos úteis
Este é o nosso novo género de lojas favorito :)
Produtos que fomos comprando ao longo dos anos e que têm sido muito úteis:
Também temos andarilho sem rodas, mas não é tão prático.
Usamos mais como cadeira de rodas do que como bacio.
Para quando custa mais à Avó ir à casa-de-banho. Colocamos sempre um saco do lixo para ser mais fácil limpar.
Com quatro pés dá bastante mais segurança.
Alteador de sanita.
Bidé para sanita.
Estrutura metálica de tirar e pôr que mandámos colocar frente à sanita. Foi essencial para o Avô, na recuperação após ter partido a perna, e agora está a ser essencial também para a Avó.
Cadeirão reclinável.
Mesa de suporte para quando a Avó quer ficar sentada na cama.
quarta-feira, 21 de junho de 2017
Recuperação da Avó
Cerca de uma semana depois de a Avó ter regressado a casa, a sua evolução tem deixado todos muito surpreendidos. Ainda que tenha sido um AVC isquémico (conhecido como mini-AVC), os seus 97 anos faziam temer um difícil processo de recuperação.
Nos primeiros dias, ainda tinha algumas visões, com as quais aprendemos a rir, o que levava a Avó a também entrar na brincadeira e a sentir-se mais tranquila: "eu vejo, mas sei que não estão cá".
[Avó com o cotovelo a bater no ar]: "olha, aquela mulher já está aqui outra vez, a ver se lhe acerto!"
Nunca precisou de terapia da fala porque recuperou, perfeitamente, da afasia e da disartria.
Por vezes, pensamos que está a ter alguma dificuldade de compreensão ou com perda de memória, mas depois percebemos que estava apenas a ouvir mal (o que já acontecia)!
Em pouco tempo, recomeçou a comer sozinha, sem nunca ter problemas de deglutição, e a conseguir pegar nos objetos.
A visão ainda está um pouco afectada, mas notamos que já consegue ver melhor.
Perdeu alguma da (já pouca) força muscular, mas ainda consegue andar, com a ajuda do andarilho.
Para nós, tem sido muito bom sentir que, acima de tudo, a recuperação da parte mental está praticamente a 100% e que mantém, na maior parte do tempo, o bom-humor e a força de vontade que sempre lhe conhecemos.
Nos primeiros dias, ainda tinha algumas visões, com as quais aprendemos a rir, o que levava a Avó a também entrar na brincadeira e a sentir-se mais tranquila: "eu vejo, mas sei que não estão cá".
[Avó com o cotovelo a bater no ar]: "olha, aquela mulher já está aqui outra vez, a ver se lhe acerto!"
Nunca precisou de terapia da fala porque recuperou, perfeitamente, da afasia e da disartria.
Por vezes, pensamos que está a ter alguma dificuldade de compreensão ou com perda de memória, mas depois percebemos que estava apenas a ouvir mal (o que já acontecia)!
Em pouco tempo, recomeçou a comer sozinha, sem nunca ter problemas de deglutição, e a conseguir pegar nos objetos.
A visão ainda está um pouco afectada, mas notamos que já consegue ver melhor.
Perdeu alguma da (já pouca) força muscular, mas ainda consegue andar, com a ajuda do andarilho.
Para nós, tem sido muito bom sentir que, acima de tudo, a recuperação da parte mental está praticamente a 100% e que mantém, na maior parte do tempo, o bom-humor e a força de vontade que sempre lhe conhecemos.
segunda-feira, 12 de junho de 2017
A Avó já está em casa!
Exames e análises estão bons, está consciente e colaborante, com discurso normal.
Até aqui, estava dependente nas atividades da vida diária (AVD), mas agora, em casa, já começámos a testar a sua autonomia: já vai comendo sozinha e já caminha com ajuda do andarilho (tal como antes).
Lemos-lhe todas as vossas mensagens e ela agradece, de forma muito sentida. E acrescentou "são pessoas muito educadas"! :)
Muito obrigada a todos pelo apoio!
domingo, 11 de junho de 2017
Ponto de situação
Avó e netas agradecem todas as orações, apoio e energia positiva enviados.
A Avó continua internada, mas está a recuperar bem.
A cabecita está quase tão fresca quanto antes!
Agora é dar tempo e esperar que assim continue.
Muito obrigada!
A Avó continua internada, mas está a recuperar bem.
A cabecita está quase tão fresca quanto antes!
Agora é dar tempo e esperar que assim continue.
Muito obrigada!
quinta-feira, 8 de junho de 2017
Modo off
A Avó teve um AVC (isquémico) e está internada, sob vigilância.
Temos passado o máximo de tempo possível com ela e acreditamos que já estamos a sentir algumas melhorias, mas podem ser os nossos corações de netas a falar mais alto.
A Avó pedir-vos-ia orações.
Nós apenas agradecemos o vosso apoio e carinho virtuais.
Esperamos regressar com boas notícias.
Temos passado o máximo de tempo possível com ela e acreditamos que já estamos a sentir algumas melhorias, mas podem ser os nossos corações de netas a falar mais alto.
A Avó pedir-vos-ia orações.
Nós apenas agradecemos o vosso apoio e carinho virtuais.
Esperamos regressar com boas notícias.
Subscrever:
Mensagens (Atom)












