sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Relíquias da Casa Azul

Um dos nossos passatempos preferidos na Casa Azul é percorrer armários e gavetas à procura de relíquias do passado.
Numa das últimas incursões, descobrimos a mais fantástica das relíquias.

A nossa Bisavó era tecedeira. Uma actividade praticamente auto-sustentável, uma vez que as ovelhas eram criadas e tosquiadas cá em casa, onde também se fiava e tingia a lã.
Ainda hoje, guardamos e usamos várias mantas, cobertores e colchas feitas pelas mãos da nossa Bisavó.

Na gaveta de uma cómoda, descobrimos as instruções que usava para fazer as diferentes colchas:


A nossa Bisavó aprendeu esta arte com as tecedeiras de uma aldeia vizinha, que lhe entregaram estas instruções. A caligrafia é perfeita e gostamos especialmente das instruções para fazer colchas com puxados, que fazem lembrar uma pauta de música (fotografia em cima, do lado direito).

O mais engraçado é que as camas estavam, precisamente, com duas das colchas feitas seguindo essas instruções (as dos quadrados miúdos).

Ficámos encantadas com esta descoberta!

2 comentários:

  1. Que espectáculo! Não sou fã de cor-de-rosa, mas essas colchas são muito bonitas. Mas essas relíquias antigas, bem essas adoro! Sou uma apaixonada pelo antigo e pelas recordações, pena que tenho muito poucas dos meus antepassados.
    Gosto muito do blog :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda! Nós também adoramos vasculhar a Casa Azul à procura de recordações antigas. Já não há muito para descobrir, mas de vez em quando, temos belas surpresas! Feliz Natal!

      Eliminar